• Equipe Essência

A história da Acupuntura


A maioria dos ocidentais sabe do seu sucesso no tratamento da dor, mas desconhece ainda, sua eficiência para uma ampla gama de doenças.

A Organização Mundial da Saúde reconhece a eficácia da acupuntura em mais de 60 condições, da pressão alta à infertilidade, do resfriado comum à depressão e das dores de cabeça à síndrome do intestino irritável.

A acupuntura faz parte de uma família de procedimentos originários da China. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o corpo contém um delicado equilíbrio de duas forças opostas e inseparáveis: Yin e Yang. Yin representa o princípio frio, lento ou passivo. Yang representa o princípio ativo, excitado ou ativo. A saúde é alcançada através do equilíbrio dessas duas forças. A doença provém de uma desarmonia que leva a um bloqueio no fluxo de Qi - a energia vital ou força vital pensada para regular sua saúde espiritual, emocional, mental e física. A acupuntura visa remover bloqueios no fluxo de qi e restaurar e manter a saúde.

A acupuntura não é para uma emergência com risco de vida. Ela não tem como alvo a doença ou patógeno. Em vez disso, ajusta as funções do próprio corpo humano, para que o corpo possa se curar.

Como a acupuntura ajuda?

Desenvolvida há milhares de anos antes do advento da pesquisa científica, a teoria por trás da acupuntura é que o Qi - ou energia da vida - flui ao longo de caminhos por todo o corpo, e suas interrupções causam desarminas que se apresentam na forma de doenças, através de sinais e sintomas.

Inserir agulhas em alguns dos mais de 365 pontos de acupuntura acessíveis tem como objetivo reorganziar o fluxo de energia para o corpo.

Essa teoria é usada pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) através do estudo do Yin e Yang, duas manifestações de energias que devem estar em harmonia para a mantenção de nossa Saúde.

Você deveria tentar acupuntura? Estudos descobriram que é muito seguro, com poucos efeitos colaterais.

Como a acupuntura é realizada?

As primeiras agulhas de acupuntura eram feitas de pedra polida e afiada na era da pedra. Hoje, os acupunturistas empregam agulhas de aço inoxidável de uso único, tão finas quanto uma mecha de cabelo.

Agulhas de acupuntura

As agulhas de acupuntura são finas e flexíveis, o que significa que você quase não as sente quando inseridas.

A ciência por trás da acupuntura

"Estudos mostram que durante a acupuntura, nosso cérebro começa a liberar substâncias químicas, como endorfinas (analgésicos naturais)", diz Dra. Dayse Mauller. "A acupuntura também tem um efeito anti-inflamatório e pode ajustar o sistema imunológico."

Veja os 10 principais benefícios da acupuntura:

1. Estresse reduzido

O estresse é uma das principais razões pelas quais as pessoas procuram tratamento com acupuntura. Sejam exigências do nosso trabalho ou pressões pessoais que exercemos sobre nós mesmos, quase 77% de nós admitem que experimentam os sintomas físicos do estresse. Embora o trabalho seja um dos principais gatilhos, a acupuntura comprovadamente reduz os hormônios do estresse e o humor moderado para reduzir a ansiedade e melhorar os sentimentos gerais de felicidade.


2. Dor nas costas reduzida, tensão no pescoço e aliviar dores nas articulações nas mãos e braços

Teclados, mochilas pesadas, telefones celulares e má postura são apenas alguns dos culpados que criam o tipo de dor que penetra em nosso dia de trabalho e nos mantém acordados à noite. A acupuntura proporciona alívio da dor sem drogas, além de reduzir o inchaço e a inflamação.


3. Alívio de dores de cabeça

A acupuntura tem sido usada para tratar dores de cabeça há milhares de anos. Estudos recentes mostraram que a acupuntura pode reduzir os dias com enxaqueca e ter efeitos duradouros. Com os efeitos colaterais mais comuns sendo uma sensação de euforia e relaxamento, a acupuntura é um tratamento de escolha para quem procura uma opção menos invasiva e sem drogas.


4. Sistema imunológico aprimorado e dias de doença reduzidos

A acupuntura pode ajudar a combater patógenos, aumentando o sistema imunológico do corpo. O tratamento com acupuntura também pode reduzir a duração do resfriado e aliviar os sintomas debilitantes que o mantêm infeliz e longe do trabalho.


5. Maior clareza mental e maior energia

Pacientes em acupuntura relatam maior clareza mental e freqüentemente experimentam uma onda de aumento de energia. O sono melhorado é um benefício adicional, e é por isso que a acupuntura é usada para tratar distúrbios do sono como insônia.


6. Alívio de condições digestivas

A ligação entre a saúde digestiva e a saúde geral é inevitável. A acupuntura pode efetivamente regular o sistema digestivo, o que é uma boa notícia para aqueles afetados por problemas gastrointestinais.


7. Alívio da alergia

A acupuntura pode ser fundamental na prevenção de alergias, mas é importante ser um tratamento para fortalecer seu corpo antes do início da temporada de alergias. A acupuntura também pode reduzir os sintomas de alergia e pode ser usada no lugar ou em conjunto com anti-histamínicos.


8. Menos lesões no corpo devido a esforços repetitivos

Lesões por esforço repetitivo são algumas das lesões mais comuns relacionadas ao trabalho e podem levar a um número elevado de dias longe do trabalho. A acupuntura é eficaz no tratamento de lesões por esforço repetitivo e pode eliminar a necessidade de cirurgia ou drogas.


9. Sistema endócrino equilibrado

O estímulo através da acupuntura é sistêmico, ou seja, atinge diversas áreas corticais e outros sistemas como o Timo, Sistema Simpático e parassimpático, atuando em estruturas como hipocampo e hipófise, que por consequência tem sua ação nas estruturas endócrinas.

A acupuntura auxilia no manejo das condições endócrinas, atuando na diminuição das medicações, minimizando efeitos colaterais e outras consequências da progressão das doenças.

Seu desequilíbrio acarreta condições endócrinas como obesidade, diabetes, alterações na tireóide e em outras glândulas.

Por fim, a prática de Acupuntura é uma grande aliada na prevenção e tratamento de várias doenças. Agende seu horário!


#acupuntura #mtc #medicinachinesa #terapiasalternativas #essenciaterapiascorporais #brasil #copacabana

10 visualizações

© 2023 by The Health Spa.  Proudly created with Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon